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15.8.02

Let's Pir8 today?

Ateh que enfim os grandes resolveram baixar sair da exorbitancia dos precos. Cairam na real! =]

Luta Contra Pirataria de Softwares Une Fabricantes Mundiais


Promoção começa na quinta-feira e dará desconto de até 70% para os principais programas
Rosi Rico, De São Paulo

Quatro das principais fabricantes de software do mundo resolveram mudar a estratégia para combater a pirataria no Brasil, cujo índice é de 56%, com perdas superiores a R$ 3,5 bilhões ao ano. Ao invés das tradicionais ações de busca e apreensão de produtos ilegais, Microsoft, Symantec, Adobe e Autodesk vão se concentrar em políticas para reduzir o preço dos programas. Na quinta-feira, elas dão início a promoções que prevêem descontos de até 70% na compra de softwares, além de financiamento e campanhas educativas.

Apesar de simultâneas, as ações serão isoladas. Ou seja, cada companhia criou sua própria campanha, todas explorando o mote do combate à pirataria. "Ainda estamos analisando como sincronizar as iniciativas", diz Cristina Nogueira, diretora comercial para pequenas e médias empresas da Microsoft.

As ofertas são válidas tanto para o consumidor final como para o mercado corporativo. Mas, para Microsoft e Symantec, o principal alvo são as pequenas empresas. "Fizemos um estudo e constatamos que esse é o segmento que concentra o maior número de softwares ilegais", diz Cristina.

A companhia de Bill Gates vai entregar três licenças grátis para os clientes que comprarem pacotes com quatro licenças dos aplicativos Office XP, que inclui programas como o processador de textos Word e a planilha eletrônica Excel.

Para quem precisa apenas das sete licenças, a promoção significa um desconto de 43%. Esse valor, no entanto, é diluído para quem comprar mais, porque a oferta de licenças grátis é fixa, independentemente de quantas foram adquiridas. Segundo Cristina, três é um número suficiente para atingir o público-alvo. "Cerca de 90% das 4,5 milhões de pequenas empresas brasileiras possuem apenas entre três e oito computadores".

A promoção, que inclui financiamento em cinco vezes sem juros, é válida até 15 de outubro, mas pode ser estendida. A campanha de marketing começa no dia 15, com anúncios em rádio, TV e jornais. A oferta, porém, já está sendo testada pela Microsoft, em São Paulo, há dois meses.

Nesse período, as vendas aumentaram quase 50%, diz Cristina. "Mas, São Paulo é mais rica, portanto, não podemos esperar o mesmo resultado no resto do país". Para as demais regiões, a meta é atingir aumento médio entre 25% e 30%.

A promoção da Symantec prevê parcelamento em quatro vezes sem juros e descontos entre 20% e 50% na compra da linha de antivírus Norton, que representa 60% da receita da companhia. O programa mais barato, por exemplo, custa R$ 69 e poderá ser comprado por R$ 55,80.

Com verba de US$ 80 mil, a campanha vai até setembro, mas pode ser estendida, diz Wagner Tadeu, diretor comercial para varejo e small business. "Nesse período, a previsão é aumentar as vendas em 40%."

Fabricante dos softwares de desenho Autocad, a Autodesk oferecerá desconto de 45%. O programa, que custa US$ 4.320 mil, será vendido por por US$ 2.376 mil.

Na Adobe, estarão em promoção mais de 30 produtos, com descontos de até 70%. O preço do Photoshop - que responde por 51% das vendas da companhia - caiu de US$ 900 para US$ 450. Já o Acrobat, que custa US$ 300 será vendido por US$ 150. Mas, a oferta, sem prazo limitado, só é válida para o segmento acadêmico. "É um público que, pela informalidade, tem alto índice de pirataria", diz Luís Maian, gerente de antipirataria da empresa para a América Latina.

Segundo o executivo, o setor educacional responde por 12% da receita da Adobe e a meta é ampliar a participação para 15%. Além do marketing tradicional, a empresa vai realizar road shows em universidades e escolas para estimular o respeito à propriedade intelectual, diz Maian.

Fonte: Jornal Valor Online - Valor Econômico - Empresas e Tecnologia - Pag. B1 - 12 de Agosto de 2002

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