Lotação: 6 leitores em pé e 4 sentados


3.9.03

Deep Impact


Ciência e Tecnologia
Asteróide pode atingir a Terra em 2014
Chance de colisão com o planeta é de uma em 909 mil

Um asteróide gigante ruma à Terra e pode atingir o planeta em 2014, informaram astrônomos norte-americanos a monitores espaciais britânicos.

Para aqueles que temem o Armagedon, não há motivo de alarme - as chances de uma colisão catastrófica são de apenas uma em 909 mil.

O asteróide 2003 QQ47 será monitorado nos próximos dois meses. Sua data potencial de colisão seria 21 de março de 2014, mas astrônomos dizem que qualquer risco de impacto deve diminuir à medida que mais informações são colhidas. Em caso de impacto, sua força poderia ter o efeito de 20 milhões de bombas atômicas de Hiroshima, afirmou um porta-voz do Centro de Informação sobre Objetos Próximos à Terra, do governo britânico.

O local emitiu um alerta sobre o asteróide depois que uma rocha gigante foi primeiramente observada no Novo México (EUA) pelo Programa de Pesquisas sobre Asteróides Próximos à Terra Lincoln.

Asteróides como o 2003 QQ47 são pedaços de rocha que sobraram da formação do sistema solar há 4,5 bilhões de anos. A maior parte deles fica a uma distância segura da Terra, em uma faixa de asteróides entre Marte e Júpiter.

A influência gravitacional de planetas enormes como Júpiter pode empurrar asteróides para fora dessas órbitas seguras e mandá-los na direção da Terra.

=/

Nenhum comentário:


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons