Lotação: 6 leitores em pé e 4 sentados


6.12.04


Dever de Casa

Pra não dar dor de cabeça, crise de ansiedade, prejuízo, insônia, úlcera. gastrite, saudade, crise de abstinência, retrabalho, sarna pra se coçar, perda de prazo...

1) Mantenha seu antivírus atualizado.
A maioria das pessoas acredita que instalar um antivírus é suficiente para manter-se protegido contra ataques indesejados. Ledo engano! Além da instalação, é necessária a atualização diária desses programas. Estas precauções mantêm o usuário protegido contra a maioria das ameaças de vírus.

Além disso, depois de baixar um arquivo pela internet, é aconselhável sempre rodar um antivírus para conferir sua integridade. Independentemente de onde ele foi "baixado", para se ter certeza que esse arquivo não é um vírus, deve-se "escaneá-lo" com um antivírus atualizado antes dele ser executado.

2) Tenha sempre um firewall instalado, mesmo que pessoal.
O firewall é a primeira linha de defesa contra ameaças vindas da internet, pois sua função é proteger o computador contra ataques externos. Há no mercado versões gratuitas de firewall pessoais que bloqueiam os principais problemas de ataques.

3) Suspeite de arquivos em anexo.
O tipo mais comum de propagação de vírus é através do e-mail. Portanto, um vírus que entrar em sua máquina provavelmente vai se propagar enviando e-mails seus para toda a sua lista de contatos. Desconfie dos anexos e de e-mails provenientes de remetentes desconhecidos.

Avalia-se ainda que dois terços das mensagens que trafegam na internet hoje são spam. E uma solução para esse problema seria filtrar a correspondência e eliminar o lixo, seja no servidor de e-mail ou no micro do usuário.

4) Mantenha seu backup em dia.
Tenha sempre um backup de seus documentos mais importantes em dia, afinal nunca se sabe quando um imprevisto como raio, vírus, superaquecimento virá acontecer. Criando esse hábito você se livra de surpresas, como não conseguir abrir uma tese nas vésperas de ser apresentada, uma apresentação em reunião de diretoria etc. Quem usa CD para fazer o backup, o mercado oferece discos mais econômicos, como o CD-RW.

5) Mantenha seu navegador e sistema operacional atualizados.
A cada dia são gerados na internet novos vírus e tipos de ataque. A maioria deles são feitos através de bugs, que são erros de programação do software ou sistema operacional. Portanto, não seja negligente, mantenha sempre seus softwares e sistemas operacionais atualizados com os últimos Service Packs e atualizações (patches) divulgadas pelo fabricante.

Fonte: Módulo Security Magazine

;]

Nenhum comentário:


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons