Lotação: 6 leitores em pé e 4 sentados


4.6.09

Ética

Castelo Branco e Lula...

Ao ver Lula defendendo seu filho que recebeu R$ 15 milhões de reais da
TELEMAR para tocar sua empresa, Élio Gáspari publicou essa história
tirada do fundo do baú:

Em 1966 o presidente Castello Branco leu nos jornais que seu irmão,
funcionário com cargo na Receita Federal, ganhara um carro
Aero-Willys, agradecimento dos colegas funcionários pela ajuda que
dera na lei que organizava a carreira.

O presidente telefonou mandando que ele devolvesse o carro.
O irmão argumentou que se devolvesse ficaria desmoralizado em seu
cargo. O presidente Castelo Branco interrompeu-o dizendo:
'Meu irmão, afastado do cargo você já está. Estou decidindo agora se
você vai preso ou não'.

E o Lula ainda alega que não existe ninguém 'neste país' com mais
moral e ética do que ele...

Pena que isso não é costume por aqui.

:]

83 comentários:

Madureira disse...

é phoda. e só piora.

Anônimo disse...

Perfeito...

Anônimo disse...

Eu não acredito que tu tenhas coragem de citar Castelo Branco como exemplo de alguma coisa. Definitivamente tem gente que não sabe viver em democracia.

Old Friend disse...

É, e pelo visto tem gente que gosta da pouca vergonha que rola por aí Dani...

Daniel disse...

um bom exemplo, mesmo que venha dele, segue sendo um bom exemplo.

é old, já dizia o Ernesto Geisel que o anonimato é o esconderijo dos fracos...

Anônimo disse...

Tu hoje ta um primor pra citar exemplos, hehhehe. Sou uma seguidora anônima do teu blog, identificar-me de nada adiantaria não me conhece.
Old, a pouca vergonha não começou agora, ela sempre existiu só estava em baixo do tapete.

Daniel disse...

pena, gosto de leitores com opinião própria. e o anonimato estraga a credibilidade do papo, uma vez que poderia ser eu mesmo, me retrucando e simulando audiência crítica.

mas segue comentando, preciso de estímulo pra não fechar isso aqui de vez! :]

Anônimo disse...

Acredito que teus amigos te conheçam o suficiente pra saber que tu não és capaz de simular audiência, rsrsr. Gosto de ler e me manter informada, mas tbém de analisar os fatos e tirar minhas próprias conclusões.
Apesar de nossas idéias serem diversas em alguma coisa concordamos somos GREMISTA....
Não feche não sempre terás uma leitora.

Madureira disse...

Ah, mexeu com os brios do leitor aqui. tua audiência não é crítica não?? eu critico o grêmio desde que comecei a prosear contigo! Não precisaria simular nada.
*
se bem que agora, to achando que é simulação mesmo.
*
dizem (gaspari, por exemplo), que havia uma banda boa dos milicos e ela era capitaneada pelo castello, que entregaria o Estado de volta aos civis, não morresse antes (e daquele jeito sinistro). Não sei até que ponto é verdade. Mas reconheço em ti um democrata e concordo com o lance do bom exemplo. Não existe o mal absoluto, maniqueísmo tá fora de moda e faz mal pra saúde. Razão crítica sempre. E de mãos dadas com os valores democráticos.
*
(simular audiência crítica, humpf).

Anônimo disse...

Madureira, o Castello não entregaria coisa nenhuma, falam isso pq ele morreu.Quanto ao Daniel ser um democrata tenho minhas dúvidas, rsrsrrs, mas apesar disso tenho que defende-lo ele não está simulando nada eu existo sim.... hehehehe
Concordo contigo maniqueísmo é uma forma primária do pensamento, totalmente fora de moda.

Madureira disse...

Pois é, sabida a política como simples forma de aquisição e manutenção no poder, às favas bem comum, interesse público e outros valorezinhos quetais, fica difícil ter certeza. Mas o que se diz é que o grupo dele não tinha a intenção de perpetuar o golpe por tanto tempo, iriam fazer transição. Essa história só a História dirá se não é estória:P
Gostei de vc, mas sou obrigado a dizer que vituperar a citação do Castello, como se fora Hitler, é maniqueísmo sim :) (tá certo, com hitler, mussolini, corintians e seleção argentina eu aceito maniqueísmo).

Anônimo disse...

Eu tbém gostei de ti e sou uma pessoa q aceita criticas, agora fico realmente injuriada quando alguém vem citar Castello como exemplo até pq eu não acredito q ele tomou assa atitude quando soube do irmão, Castello foi um traidor e a marca do governo dele foi a criação de um aparato legal para tentar legitimar o endurecimento do regime e toda oposição resultou em intervenção em sindicatos, extinção de entidades de representação estudantis e prisões indiscriminadas. Bem eu tiro argentina e incluo Castello Branco e o INTER nessa lista, hehehehe

Daniel disse...

claro madeira, tua crítica entusiasmada também é motivo de satisfação pra mim. jamais faria pouco caso dela. mas, como em qualquer democracia, outras opiniões qualificadas são muito bem-vindas. só lamento que atualmente os pitacos se restringem a uns poucos transeuntes.

sou democrata assim, pelo menos na maioria das situações. em se tratando de basquete por exemplo, sou a favor da democracia ateniense. fechar uma panela e estrangeiro não tem direito nem a opinar.

quanto as intenções de Castelo e seus correligionários, também ouvi a respeito. mas, independende disso, meu pos se refere única e exclusivamente a um ato isolado dele. este sim, se a informação estiver correta, digno de elogio. o conjunto da obra nao merece o mesmo tratamento. o brabo é escolher entre sistemas de governo e governantes sabendo que todos eles já levaram sua fatia do bolo, seja disfarçando pra comer em casa sozinho ou se lambuzando todo na frente do aniversariante.

Madureira disse...

Bom, eu paro por aqui, pq vc tá sabendo mais que eu. Cheguei ao limite de minhas orelhadas no élio gaspari. O daniel que defenda o Castello, o dito dá a notícia e fica na moita... Não acordamos sobre o núcleo duro da ditadura, mas concluímos que hitler, mussolini e corintians não têm salvação. E o inter, castello e a seleção argentina estão na berlinda.

Madureira disse...

ih, porqueira, postou enquanto eu escrevia.

Daniel disse...

tava encruado, tentando postar desde manhã e o blogspot me boicotando.

chegamos a um consenso então: colorados e argentinos bons são os mortos.

Golb disse...

Gostei do debate, lembrou os velhos tempos de Madureiras. A anônima, que posa de democrática mas deve ser milico véio, de grupo contrário ao Castello, entortou vocês. :p

Anônimo disse...

“Milico véio” que absurdo isso é uma ofensa. Eu não poso de democrata, sou democrata, assim como acredito q todos vocês tbém são, embora eu ache que tem muito democrata por ai com um pezinho no quartel

Golb disse...

A anônima tem razão, ofendi mas foi sem intenção. Não tem nada de "milico véio que posa de democrática".

Como se vê pela resposta ao meu comentário, o certo é "milico véio que posa de democrata". Lamento ter ofendido a língua portuguesa.

Tá cada vez mais evidente: é milico véio.

Madureira disse...

Ói só, siddartha!? o golb posando de inteligentão nos comments ehehehe. 'cadeirinha, golb, curti a sutileza.
*
deixa a anônima saber que o nome do GOLB se completa com ERY, homenagem dele ao guru. Esse blog vai pegar fogo.

Old Friend disse...

1. Como tá culto esse teu post e comentários. Segue a aula de História.
2. Pobre Anônima. Achou que mantendo o anonimato ia se preservar hein???
3. Dani... que papo é esse de colorado bom é morto? E eu que te tiro pra bom amigo...
4. Tenho dito.

Anônimo disse...

Eu sabia, tinha algo podre quando o golb-ery resolveu defender o Madureira e ainda tem a cara de pau de me chamar de “milico veio”, pois certeza amigo sou anti milico, quando o Brasil foi governado por militares, da ativa ou da RESERVA, foi DESASTRE regado a autoritarismo e a corrupção:

Anônimo disse...

Old, eu não to tentando me preservar, vocês não me conhecem um nome não faria diferença.
Gostar de colorado morto é a prova q tem vida inteligente no Dani.....

Madureira disse...

Mais atenção, anônima, mais atenção: o dia em que o golb me defender, voltam-me a crescer os cabelos. e pra teu governo (democrático), eu não tomo finasterida, único jeito de isso acontecer, pq dizem ser arriscado, bate na madeira três vezes.
***
não vejo problema com o anonimato, acho que vc tem todo o direito de continuar assim. só que nos autoriza a te imaginar como quisermos. o golb te vê como um milico véio, o (a?) old já pegou birrinha e eu tenho certeza de que vc tá aí em algum café, de boina, botas e saias verde musgo, livro do chico buarque marcado na página 34, linda enquanto toma um capuccino, traquinando num i-phone 3g que só a abertura econômica do collor logrou te proporcionar.
*
(penso que mexi no fogo, agora).

Anônimo disse...

Tu não só mexeu como colocou lenha nesse fogo, ou melhor, gasolina, citar Collor q só elegeu se pq teve como principal aliado a grande mídia recebendo tbém apoio das forças conservadoras de direita, que congregava desde os interesses mais retrógrados, como o grande latifúndio, até interesses dos grandes industriais e banqueiros.

Olha a única abertura q o Collor logrou proporcionar foi a dos próprios bolsos.

Já me conformei com a imagem q o golb-ery tem de mim, mas OLD não pegue birrinha não!! Agora a imagem q tu faz de mim me fez rir muito...heheheh

Madureira disse...

Agora vamos ao "duro da bolacha". Desafio do Madura:
Anônima, discorra sobre o governo Lula, mínimo de 5, máximo de 500 caracteres. ;) Vamoaí? Respondendo, vc ganha o direito de me fazer uma pergunta do mesmo naipe.

Madureira disse...

Nome do filme: envidraçando anônima. :o)

Daniel disse...

se o Golb defender o Madureira, o inferno congela em seguida, exceto se a discussão envolver vinhão ou quetais.

Daniel disse...

e tenho que concordar que o Collor, mesmo que tenha enchido a algibeira, fez bem em acabar com a reserva de mercado. o louco deu novos rumos a nossas empresas. não fosse ele, a olimpikus faria aquelas merdas de tênis e estaríamos conversando na internet 'a lenha ainda.

Daniel disse...

pois é, Old, tô gostando de ver o mosquedo. quanto a rivalidade, toda a regra tem sua exceção. ou seja, tem uns colorados legais. são poucos, mas tem.

Daniel disse...

Dona Anônima causou uma revolução nos meus comentários. isso aqui andava um tédio infernal ultimamente. pior só a lista dos meus ex-colegas de colégio, onde só se manda parabéns. pro fulano, pro sicrano, pra beltrana, pro papagaio, pro cachorro e por aí vai. fazendo aniversário tá valendo. e recebe cumprimentos de quase todos.

Madureira disse...

Até porque vinhão é o único assunto em que o golb ganha de mim. Nesse caso, somos bem práticos: ele serve a taça e eu tomo.
*
olha só o dani-ternurinha para com a (ixi, se for "o" fica chato, agora)old.
*
gente, mesmo envidraçando-a, tenho que confessar que garrei simpatia na moça. voltando à questão do anonimato, tirante o daniel, que põe nome, foto e sobrenome (siddartha), old friend, madureira e golbery são pseudônimos, e não temos fotos! Já sei. Não existimos, somos todos frutos da simulação de audiência desse doido varrido.
*
bora pegar estrada, saco.

Golb disse...

Verdade, Dani. Isso aqui tá me lembrando os tempos do blog muleque, do blog arte, tempos que não existem mais.

Golb disse...

Alguém por favor fale pra essa Anônima parar de me chamar de "amigo", que não sou amigo de milico véio.

Mas também não vou ser igual ela e abandonar a isenção. No geral, gostei dos comentários dela. Bom raciocínio, senso de humor...

Só que ela vai demais na onda dos outros (desse tal de Madureira, p. ex., outro anti-democrático. Fica desafiando a "moça" pra depois sair por cima. Ele sabe que milico véio ignora esse tipo de desafio, se acha superior).

Logo se vê que a milico véio confia nas piores fontes possíveis (foi mal, Madura).

Meu nick não tem nada que ver com o "saudoso", como diria a milico-véio, Golbery.

"Golb" -- atenção para a criatividade do menino -- é "blog" ao contrário.

Creio que agora mais evidentes os verdadeiros motivos para ela falar mal do Castello. Fossem outros tempos, a milico véio nos chamaria de "subversivos".

Daniel disse...

eh Golb, quem comenta aqui tem amor 'a camiseta!

ah me lembrei dos idos de '03, quando tu e a juruba apareceram na maciota com uns comenttários marotos. tempo depois me deram o madureira de brinde.

jesus na bicicletinha, eu falo merda aqui desde DOISMILEUM!

Madureira disse...

Aprenda, gorbeto, não é tão difícil:
quando se trata de algo abstrato (um caixa 2, por exemplo), ou de um ser inanimado (os burros, como eu, que votaram no lula pela primeira vez e se comoveram com o povo levando-o à rampa), o adjetivo que se usa é DEMOCRÁTICO. sufixo "-ico".
Por outro lado, quando se trata de uma pessoa (exemplo: eu, tirando as burrices eleitorais que cometi, ou vc, quando deixou de tentar me influenciar o voto no genoíno), o adjetivo é DEMOCRATA.

Democrático (pausa) democrata!

Pegou agora?
Mr. Gramática agradece a sua atenção.

Madureira disse...

Moral da história: enquanto petistas, fomos burros (eu e o golb, não os demais, entenda-se).

Daniel disse...

lá em 2002 eu votei, me achando o maior cientista político, pelo amadurecimento da democracia brasileira. dei a chance que a esquerda pediu. em troca? limparam a bunda e rasgaram meu nobre sufrágio. nossa esquerda hoje em dia, ou tem loucura interplanetária ou manobra a massa pra ganhar dinheiro. a direita corre atrás do prejuízo ou vende a alma pro canhoto.

a única coisa boa é que nos reúne aqui pra vociferarmos nossas frustrações [nessa hora eu pediria mais uma cerveja e tilintaria meu copo]

Anônimo disse...

Entendo essa revolta de vocês, é revolta de quem teve que apertar os cintos. Esquecem de quem sempre teve que sobreviver com o salário mínimo deste pais de burguesinhos metidos, inconformados com o degrau que desceram. Aposto que todos vocês ou a maioria cursou uma faculdade federal, nada contra, mas e aqueles que têm que trabalhar pra sobreviver como fica. Não sou defensora do lula, sei que tem muita sujeira , só não acredito que tudo começou neste governo pq isso não seria ingenuidade seria burrice mesmo.
Nunca no pais a policia federal trabalhou tanto, “e teve liberdade para trabalhar”, prendendo gente de toda classe, será q ela teria essa liberdade se fosse outro governo?
O primeiro emprego foi um ótimo projeto. Universidade para todos tbém
Esforço sincero para elevação do salário mínimo, mesmo com grande custo a previdência.
Existe algum governo que não existiu caixa 2? Aqui o governo é PSDB e olha as acusações por ai.
Obrigada pela simpatia Madureira, é recíproca e pode deixar golb de blog, “muito criativo” não o chamarei mais de amigo e antes q eu esqueça milico veio é a Mãe.

Madureira só me diga um candidato presidente confiavel

Daniel disse...

sim, dá pra ver o lado bom do atual governo. mas a vangloria petista muitas vezes acontece em cima de projetos iniciados por governos anteriores. e de oposição. me da ânsia a mania que político tem de enterrar qualquer coisa que o anterior tenha feito. mas pior ainda é enterro simbólico, depois rebatiza e diz que o filho é dele. aí é foda.

como o problema do brasil é cultural, não adianta escolher o melhor estadista do planeta pra tocar o barco. ele não vai resolver, seja de qual partido for. se é que alguém ainda dá bola pra isso, nossa direita militante nossa esquerda escocesa estão aí pra assombrar a tradição ideológica.

chega, vamos mudar de assunto? tomei duas guinness aqui, bem geladas. R$ 18 mais bem empregados da semana.

Madureira disse...

Ah, não, Dani. Eu tenho que responder a "pergunta do mesmo naipe" que me foi feita pela anônima. Mas podemos fazer isso no 'lado esquerdo do trem', antigo madureira do B, se preferir. Acho que vai ser o caso, pois sinto que precisarei de espaço.

Anônimo disse...

Daniel concorda contigo, isso acontece muito, aqui no RS temos muitos projetos iniciados no governo do PT e rebatizados pela oposição, agora tu tbém tem que concordar que depois do filho batizado o que não falta é padrinho.

Madureira eu não quero que tu defendas nenhum governo, sei muito bem que existem coisas boas em todos, teve no do Collor e até no governo dos milicos, o que eu analiso é quais classes sociais foram beneficiadas? Essas coisas boas fizeram diferença nas classes que realmente precisão de projetos? Quero um governo que se preocupe com todos, não estou dizendo que o governo do PT é o ideal, longe disso, mas não vou fingir q não to vendo coisas boas só por ser “governo do PT”.

Bem eu acho que pra encerrar esse debate vou provar ao Golb que não sou milico, rsrsrs, revelando que faço política partidária e que sou PDT de carteirinha.

Como o madureira não me respondeu, eu cito um nome ideal pra presidente: Cristovão Buarque.

Madureira disse...

Como eu não te respondi?? Fiz um post imenso pra ti no meu blog, disse no último comment. Lá eu tento explicar porque, pra mim, a política partidária no Brasil é uma falácia. Desculpa, mas eu imagino que vc ainda não tenha chegado ao poder. Quando chegar, eu sinto muito, mas vc e as pessoas em quem vc acredita vão se portar igualzinho aos que criticam. Não porque sejam duas caras, ou sejam más pessoas, mas o sistema obrigará vcs a "colocar a mão na m..." do paulo betti. E, sim, pessoas que fazem parte do teu grupo aproveitarão pra se estabilizar social e financeiramente e outros irão roubar muito. E vcs todos sairão com a mancha pelos atos deles, até porque terão de acobertar. Vcs perceberão que o que importa, mesmo, é a manutenção no poder, custe o que custar e o pensamento mais nobre que poderão ter é a convicção (infundada) que são melhores que os outros de quem o tomaram e que não poderão, por isso e na visão de vcs, voltar.
Por que chegamos a este estado de coisas? Preciso de um livro, não de um espaço de comment pra dizer o que acho, mas o fato é que um dos cânceres atuais no Brasil chama-se política partidária. Há coisas boas no governo Lula e a justificativa pra elas também está no post que escrevi. Manutenção do sistema... que por sinal é, e não pode deixar de sê-lo, capitalista. Em resumo, há duas eleições eu voto no PSOL, porque acima de tudo eu sou um eterno incoerente (mas se pensar um pouco eu arrumo alguma coerenciazinha pra me agarrar) e balancei até o último minuto pra não votar no Cristovão. Admiro demais a figura pessoal dele e suas idéias também, mas, desculpa, o problema é o grupo que o cerca. Voto no PSOL-sigla e gosto muito da figura da HelôHelê. E o golb-de-blog doravante vai te chamar de amiga, pq, inconfidencio, ele votou e tentou me convencer a votar no Cristovão (oxítona), com entusiasmo.

Madureira disse...

Daniel, deixa o papo rolar, ainda há muito ódio - d, depois, mais amor - pra rolar nesse assunto.

Madureira disse...

estou postando sem óculos, é a tragédia.

Anônimo disse...

Madureira desculpe minha ignorância, confesso não entendi nada naquele trecho, hehehe não sabia que o tal “lado esquerdo do trem” fosse o teu blog. Acredite ainda não tinha te visitado!! Li teu post, tu deve ser um excelente advogado, pois no final da leitura quase aplaudi de pé, rsrsrrsrs. Tbém peço desculpas a todos pelo burguesinho inconformado foi realmente uma mordida desnecessária, mas sou assim, acuada mordo, mas logo assopro... rsrsrsr.

Como voto de protesto o PSOL é ótimo, mas confesso HELO não!! Ando decepcionada com mulheres no poder, rrsrsrsrsr.

Que pena ter quebrado a imagem onde eu estava linda, to com medo da que tu ta fazendo agora!!!

Não acredito que o gold -de - blog tenha votado no Cristovão!!! Sera que me enganei?

Adorei teu bolg, já esta nos meus favoritos!! Aquele post que em que tu tenta recuperar o boné ta hilário.

Daniel disse...

enquanto enveredar para o lado sadio da cousa, eu não vou intervir. no máximo, pagarei mais uma rodada de cerveja.

anônima, tu achava que tava lidando com pouca-bosta? o amigo madureira domina a arte de comandar nossas emoções com letras e números. mais letras, claro. vai de engasgar a se finar de rir em poucos parágrafos. e aqui não tem nenhum burguesinho não, somos todos assalariados. por outro lado, penso eu que seja unanimidade por estas bandas achar que uma grana gorda de família não seria má-idéia. :P mas até que dinheiro de família não seria má-idéia. :P

eu curto o Cristovam Buarque também. daí a confiar, são outros 500. como bem disse sicraninho aquele: "o poder tende a corromper"

Anônimo disse...

Daniel se eu tivesse lido o blog do Madureira antes, teria jogado a toalha a tempo, e eu me achando o maximo! hehehe
Está bem já me desculpei pelo burguesinho!!!! tbém adoraria ter dinheiro, mas com certeza ele não me tornaria alienada.
Eu ponho a minha mão no fogo pelo Cristovão, mas sou realista não acredito que ele chegue a presidência e por isso tu nunca vai poder me zoar, rsrsrsrsr

Daniel disse...

agora que estamos intimos, preciso me manifestar sobre uma coisa. eu tenho pavor de rsrsrs e kkkkkk. são onomatopéias digitais sem sentido que acabam me irritando. pronto, falei. :P

Madureira disse...

oba, achei mais um jeito de te irritar, além de sempre lembrar que torces pra um cavalo paraguaio "rsrsrsrsrsrs".
*
gente, assim vou ficar pimpão. mas saiba que tu ainda tá linda na minha imaginação. agora com esse frio e, lembrando que tu não é 24h PDT e gosta de dar umas olhadinhas pelas tendências, que aliás chegam wi-fi no teu iphone3G, penso que tua boininha hoje deve estar combinando com um desses lenços palestinos que pululam no inverno desse ano.

Old Friend disse...

Gente... estou impressionada com o ânimo de vocês. Fui, voltei e vocês seguem nessa discussão! Quanto movimento por aqui hein?

Anônimo disse...

Nada melhor que a sinceridade pra manter um relacionamento intimo como o nosso.... (resistindo a tentação de um kkkkkkkk)

Eita imaginação!! não é a toa que a moda dos lenços palestinos pegou. Ter algo quentinho no pescoço é sempre bom. Ainda mais com esse frio que ta fazendo aqui no sul. mas a overdose de modelos desfilando por aí, esvaziaram um pouco o efeito fashion destes lenços.

Não gostei nada dessa historia de cavalo paraguaio!!!

Madureira disse...

Mas tem uma explicação, anônima. Quando, no ano passado, o grêmio abria 11 pontos de vantagem em relação ao verdadeiro tricolor, o dono desse blog espezinhava e tripudiava o meu flagelado coração. Em agosto, cheguei a indicar o grêmio campeão de 2008 (afinal, tinha quer ser muito cavalo paraguaio pra deixar a vantagem de 11 pontos se desmilinguir), embora ressaltasse o efeito roth, verdadeiro cavalo paraguaio, que poderia vir a prevalecer. Mas a partir dali o são paulo não mais perdeu... e prevaleceu o efeito roth. :o)

Madureira disse...

o golb é um traste nesse assunto, eu jamais o chamaria de amigo, não fosse ele meu cumpadi, mas nesse caso ele pode servir de testemunha (perigosa, dado o alto índice de trairagem inerente à estima pela sua agremiação).

Daniel disse...

tu vê old, coisa fina o povo assuntando assim.

mas sério anônima, tu já parou pra pensar no significado de rsrsrs ou kkk? tu não ri assim né? "cácácá" por favor, diz que não. ou mente. essas COISAS são os avós do miguxês, um câncro no nosso querido português já pleno de dialetos, sotaques, vicios e corruptelas.

o efeito roth só vai poder ser comprovado esse ano, vide arrancada do Galo. como diz a velha máxima, que futebol e' uma caixinha de surpresas.

Golb disse...

Cincoenta e cinco comentários! A Old tem razão em se espantar com o fôlego de vcs.

Mas está bom demais, não parem.

O Madura já revelou meu voto no Cristóvão e minha tentativa (frustrada) de convencê-lo a mudar o dele.

Agora, a Milico Véio (desculpe, anônima, não resisti) vai mesmo se impressionar quando souber que o burguês aqui faz campanha contra o extraordinário lucro dos bancos. Sobretudo o dos bancos brasileiros. (Aliás, vcs viram? Mesmo reduzido em 40% em relação a 2008, o lucro do primeiro TRIMESTRE foi de R$ 7,5 bi!)

E confirmo, parcialmente, a história do cavalo paraguaio. Obviamente o Madureira, quando fez o post, estava gorando o time adversário -- coisa que faz com maestria, sempre.

Madureira disse...

potaqueopareo, até o lucro dos bancos entrou na discussão. aú postinho encantado esse viu. se a anônima engrenar nesse assunto, chegamos aos 100 comments fácil fácil.

Daniel disse...

queria ter nascido Daniel Safra. ou algo que o valha. valha muito. ;]

tive um post que chegou a 100 comentários, num dia 9 de março dos últimos 8 anos. pedi e me deram de presente. mas nada se compara a esse que é espontâneo. pena que não tenho mais a audiência de antes, senão iria BEM mais longe. tenho que parar de falar de futebol e escrever coisas úteis.

Madureira disse...

sim, dani, coisas grandes, grandiosas!
*
o nariz do golb.

Daniel disse...

não exagera, esse nem cabe na internet.

Old Friend disse...

Mas vira e mexe acaba tudo em futebol (ou em pizza). O cavalo paraguaio apareceu em bom quarto dos posts por aqui. Apesar de eu achar que esse cunho político, histórico, ecônimico, comportamental e fashion que cerca o teu post é bem interessante.
E Dani, não sei se te imagino um ricaço desses assim... muito pedante!

Anônimo disse...

É claro Madureira que não vou deixar passar batido o lucro dos bancos, como diz um amigo, cavalo encilhado não passa duas vezes!!!!

É golb essa é minha decepção com o governo lula. parece que os bancos são os únicos que não sentiram a crise econômica mundial, continuando com seus lucros astronômicos, uma vergonha diante de outros setores da nossa economia como, indústria, comercia e agricultura que continuam numa pindaíba de fazer pena. Agora defendendo o lula isso vem desde os tempos da administração de FHC, que inclusive criou um programa de recuperação dos bancos que se encontravam em situação crítica, o PROER, onde o governo dava toda a ajuda necessária a eles com a justificativa que a preservação de seu funcionamento era necessário à estabilidade econômica do país. Só que o governo esqueceu outros setores como se eles não representassem nada para o país.

Daniel nunca pensei nos “rsrsrsrsrs” assim sobre como tu colocou agora assustei eu nunca ri “cácácá”.... juro

OLD é assim que eu imagino o “Dani Santander”

Old Friend disse...

Pois é Anônima... o problema é extamente esse!

Old Friend disse...

E deixa eu fazer um aparte. O Lula colheu muitos louros do crescimento econômico que se iniciou lá no governo do FHC. Apesar dos pesares, ele fez muito mais pela estabilibildade do que o barbudo. É fácil viver na onda dos outros e acreditar, por isso, que tudo é marola. Viver da estrela alheia, falar a língua do povo, Só que um dia começa a realidade e pra seguir com privilégios, é preciso escolher uns poucos para proteger. O povo volta a pagar o pato, mas agora bem mais enrolado.

Anônimo disse...

Não é verdade dona OLD, todo governo colhe louros de governos anteriores sim, agora disser que FHC fez mais pela estabilidade econômica já é demais, essa coisa de marola que tu citou isto sim é de quem vai na onda dos outros...pronta pra criticar tudo que vem do lula. Tu sabes muito bem que a crise econômica é mundial. Já pensou essa crise no governo FHC? e voltando ao assunto dos bancos, foi na época de FHC que muitos deles foram privatizados sob a alegação de estarem sendo um prejuízo aos cofres públicos e por isso o Estado deveria se livrar deles, vendas de empresas estatais é parte dos programas de governo das administrações tucanas. O interessante é que esses mesmos bancos que tanto prejuízo dava ao Estado, quando entregues a preço de banana ao capital estrangeiro começaram a apresentar lucro, demonstrando que, ou não havia uma boa administração deles pelo governo ou os prejuízos eram uma farsa, usada como estratégia para justificar essas vendas.

Anônimo disse...

Quando tu dizes pra continuar com privilégios o governo tem que escolher uns poucos pra proteger da vontade de rir, pois foi isso que fez o FHC e todos que vieram antes dele. eu colocaria assim, pra chegar e se manter no poder tem que jogar o jogo, iniciado há bastante tempo e isso foi o que surpreendeu a todos vocês, que com certeza esperavam que ele no maximo e com muita critica durasse os primeiros 4 anos, esta ai quase completando 8 anos e com alto índice de aprovação.

Daniel disse...

claro. tu acha que minha reclamação não teria embasamento morfológico [mentira]? sou muito mais o clássico hahaha ou hehehe e suas variações vogais. ou então, o descontrole total, simplesmente digitando o que vier pela frente. asldkasjfdhjsadh

Old Friend disse...

Pois á Anômina. Tens razão. A crise é mundial. Mas nenhum governante fez chacota dela como o nosso. Sabem eu evito falar de política por isso, já tenho que brigar tanto no trabalho. E acho que assim como futebol e religião, ninguém muda de opinião pelos argumentos alheios nesses assuntos. Então, pq discutir demais? Não gosto do Lula. Mas reconheço que ele me surpreendeu em algumas coisas. Principalmente por ter seguido a linha de política ecônomica do FH. E sim, creio que estaríamos estabilizados com nosso ex presidente, já que ele começou a fase do crescimento. Será que visivelmente faltaste a àula em que se aprende que em ecônomia, nada acontece de um dia para o outro? Não se trata de colher louros, mas de não estragar o que foi bem feito. E até o governo Lula faz coisas boas. Sabe que essa tua resposta me pareceu mais petista que pedetista?

Madureira disse...

O PT (e o PDT a reboque rs) criticou tanto o PROER, mas foi o que salvou o Brasil na crise atual, pois disciplinou a concessão de crédito, não foi só 'dar dinheiro pra banqueiro'. Sem proer, Brasil no buraco. Além de colher só os louros, continua-se criticando o que os permitiu. Mas é muita ingenuidade nossa criticarmos grupos políticos com esse tipo de ética. A deles são outra. Eu repito: ético é TUDO o que permitir a manutenção no poder. Tudo mesmo, muito pior que a querela dos louros, que ficam muito bons no feijão partidário. É uma leitura errada, pra não dizer bobagem mesmo, dizer que a crise é mundial, e que com FHC seria pior. Gente, é o contrário!
E o lucro dos bancos não vem do PROER. Vem da verdade inafastável de que o Lula não é besta de se meter com o grande poder. O grande poder deixa ele fazer essa visagem de conseguir seus votos pessoais a custas de pensões e bolsas que não mudam a estrutura de opressão. O grande poder capitalista deixa o homem trabalhar enquanto o homem for conveniente e não atrapalhar os interesses dele.

Madureira disse...

Esse trecho me causou espécie: "eu colocaria assim, pra chegar e se manter no poder tem que jogar o jogo, iniciado há bastante tempo e isso foi o que surpreendeu a todos vocês, que com certeza esperavam que ele no maximo e com muita critica durasse os primeiros 4 anos, esta ai quase completando 8 anos e com alto índice de aprovação".
*
Eu frequentei os cafezinhos de diretório do PT e parece que to vendo os mesmos caras dizendo o que diziam há tantos anos.
Anônima, se vc tirar o plástico de sonho de valsa dos teus olhos, vai enxergar o mundo sem os olhos do pdt. "o que surpreendeu a todos vcs". Se o Carlinhos Marques estivesse vivo hoje, ele obviamente revisaria boa parte da sua obra, assim como seus oponentes o fariam. A realidade é bem mais complexa que o "todos nós do lado de cá" e "todos eles do lado de lá". Isso não existe. É um dos mecanismos que mantêm a engrenagem da disputa pelo poder, mas não serve pra pessoas totalmente distintas, com graus de politização diferenciados, com experiências de vida e visão de mundo totalmente diferentes. Quando eu, ex tucano, votei no Lula em 2002, eu queria duas coisas. Que ele instaurasse a verdadeira social democracia e que ele fundasse uma nova ética na política, embasada em todo o discurso coerente do pt desde então. Podem rir de mim, eu admito o quão ingênuo eu já fui. Mas eu fui traído, porque vivemos um capitalismo liberal opressor E uma política assistencialista barata, que não tem a menor vontade de fomentar a grandiosidade generosa e criativa de nosso povo, calcada no humanismo que possa levar o verdadeiro Estado brasileiro (pq morrerão primeiro os que decretaram o fim do Estado) a uma posição de prosperidade pacífica, como temos vocação de ser. Como isto está distante, como isso é irreal aos olhos das pessoas que querem 1. poder pelo poder; 2. dinheiro; 3. prestígio pessoal.
Se o Lula (e seu grupo, claro) fosse o que eu esperava e o que eles disseram desde 1980 que seriam, eu votaria no grupo pelo resto da minha vida.
Mas o Lula escolheu meter a mão na merda do paulo betti. escolheu o caminho da mediocridade que não o deixa pior, mas não permite a ninguém tentar dizê-lo melhor que os outros.
Aí a dona cida do cafezinho diz com entonação própria, que foge do lugar-comum: ah, dr. nelson, é tudo igual, tudo igual... e eu tenho vontade de abraçar a luz que saiu daquele olhar sofrido.

Madureira disse...

alto índice de aprovação? Bolsa família engessadora é muito caro. Eu faria uns kitzinhos com havaianas, radinho de pilha e amendoim, seria muito mais barato, teria o mesmo índice e sobraria mais pra desviar. O povo não precisa de assistência. E aí entra a nossa convergência, o Cristovão oxítono.

Madureira disse...

Droga, esqueci de falar sobre o que realmente odeio, que é o inchaço do Estado para apaniguados partidários, DESFAZENDO o caminho iniciado pelo FHC. Mas to com vergonha de falar tanto de uma só vez.

Daniel disse...

boa. queria saber quantos porcento da aprovação do lulinha vem das mesadas que ele anda distribuiu e distribui. mesmo que essa atitude fosse mais nobre [todos sabemos que os bolsa-alguma-coisa não chegam nos mais carentes, geralmente vão pro bolso de alguém que é primo-irmão do pai do coisa do vizinho de alguém que aprova o bolsista em potencial], acreditar que o governo pode assistir o cidadão pobre e suas gerações de descendentes ad-eternum é utópico. tem que ensinar o povo a pescar, não levar o peixe limpo e dar na mão dos cara. educação, o problema do brasil é cultural. mas quanto mais ignorante, mais fácil de comandar o vivente. assim, segue o baile dessa nossa democracia de cassino com dados viciados.

nosso senado bate recordes no indice de cara-de-pau. pelos constantes questionamentos a respeito da PUTARIA generalizada de passagens, celulares e quetais, baixaram uma norma [ou algo do genero] dando prazo de CINCO DIAS pra responderem interpelaçoes. ah vao se fuderem-se. com esse tempo todo da pra acobertar a sujeira umas 3 vezes.

ah, vamos escrever direito o nome do candidato, senão vocês vão acabar elegendo o cara errado. Eh Cristovam o dito cujo.

Old Friend disse...

Quem já viu governo assistencialista com baixos índices de aprovação? O povo não pode perder tempo com a maracutaia, quando tem tantas necessidades para suprir. Não precisamos nem ir muito longe para entender. Basta circular pelas regiões mais periféricas da grande Porto Alegre e ver gente passando fome e acredintando que um dia estarão na lista de uma das tantas bolsas auxílios criadas para ganhar votos em troca da esperança de uma vida um pouco mais digna. Palhaçada no Congresso? Vocês acham que isso afeta alguém que mal tem o que comer no final do dia? Mas tem que ache que este é um belo governo. E que não colheu frutos do governo passado, ao contrário, FHC colhe louros do crescimento econômico de Lula. Vai entender? Madureira, gostei muito das colocações.

Anônimo disse...

Pois é Old e foi la nas regiões periféricas de Porto alegre que mudei minha opinião sobre o programa, que de inicio achei meramente assistencialista e eleitoreiro. faço trabalho voluntaria e sei na pratica a importância para essas pessoas do bolsa família, agora que tem gente que aproveita parta roubar e se beneficiar com certeza existe. agora parem de olhar as coisas no Brasil pelos olhos da nossa imprensa que eh tendenciosa e sensacionalista. Conheçam de perto como vivem essas pessoas que vocês tão desesperadoramente defendem e vejam a realidade. Não sei se vocês leram um artigo publicado pela revista inglesa “The Economist” sobre a aprovação do bolsa famila. eles fazem um franco elogio ao projeto dizendo que o bolsa familia “contribuiu para o aumento na taxa de crescimento economico do nordeste acima da media nacional” e ajudou, portanto, a “reduzir a desigualdade de renda no Brasil”. Alem disso eles comentam que o bolsa familia tem sido copiado e aplicado em vários lugares do mundo na tentativa de reduzir a desigualdade social. Entre os que ja estão aderindo estão nova Iorque, mexico e outros paises latino americanos, egito e paises do leste europeu. “Posso mandar o artigo em inglês se vocês quiserem”... Acho que a imprensa brasileira deveria ser menos parcial e mais informativa para que pessoas que não conhecem a realidade de perto não tirem conclusões erradas.

Concordo Daniel nosso senado é uma vergonha, mas eles não tinham levado mesada antes? Tudo começou agora? Tu achas que não se deve dar nada ao povo, mas deve-se dar aos banqueiros não é... ah mas como diz o Madureira foi o PROER que nos salvou...quer disser quando um banqueiro quebra dalhe grana pra eles assim o Brasil não quebra....novamente a imprensa fazendo a cabeça de muitos, que pena...

Anônimo disse...

OLD te aconselho a não só circular pelas regiões periféricas de porto alegre, mas a entrar e bater na porta de quem vive la, ai então poderá falar de esperança e sonhos perdidos.

Meu sonho é ver um dia nosso povo não precisar mais de bolsa família e que a educação seja a prioridade do nosso governo, mesmo que ainda exista corruptos e corruptores

Madureira disse...

Não, anônima, eu não me deixo levar pela imprensa, eu só penso diferente de vc. Sei que a imprensa é tendenciosa e está dentro do circuito que, repito, o Lula não ousa mexer. Ao contrário, ele se beneficia disso. O que falei do proer passa justamente ao largo do que a imprensa de esquerda, igualmente tendenciosa (li muito caros amigos), tenta passar, que é dar dinheiro pra banqueiro. Não é só isso. O programa disciplinava o crédito e freava a concessão de crédito indisciplinadamente, como houve nos EUA e que gerou a bolha que todos conhecemos. O Brizola no poder também teria se beneficiado dessa segurança criada. Detalhe: na época, eu fui muito contra. Mas hoje consigo olhar de um jeito diferente.
Eu ainda vou te convencer, moça linda da boininha, que eu não sou esse nerd alienado por quem tu me tomas rsrs. Eu também faço trabalho voluntário e conheço um pouco da favela de perto. Acho que é um dever de todo mundo que teve oportunidade na sociedade desigual contribuir com sua parcela, ainda que mínima, ainda que invisível. Mas isso somos nós, sociedade organizada, que devemos fazer, não o governo! O governo precisa redistribuir renda de um modo sólido e duradouro, que não acabe numa só canetada! O governo dá as bolsas pq é bonzinho, nem melhor que a direita daselite de 500 anos, nem porque acredita ser esse o caminho. O governo faz isso por voto! Porque, se ele quisesse começar a verdadeira revolução, ele já teria começado ao longo desses quase 8 anos!!!! Ele SABE como fazer! Só que é mais demorado, é mais difícil, não aparece tanto e ele talvez ele até considere que corre o sério risco de deixar os louros pra serem colhidos pelo PSDB. Revolução a partir da educação e da reorganização da sociedade a partir de pequenas células comunicantes. Vc já deve ter falado nisso, talvez com outras palavras.
Cristovão oxítono e escrito errado, viúva do Baltazar (dani). Ministro da educação da Helo Hele. Pero sin perder la ternura jamás.

Anônimo disse...

Bonitas palavras merecem respeito e parecem realmente sentidas. Estamos chovendo no molhado não vamos mudar a idéia um do outro. Não acho que és um alienado apenas “si hay gobierno, soy contra”. Bem mas é melhor do que o pessoal do PMDB “se hay gobierno soy a favor”

Madureira disse...

hum, senti o golpe agora. vou pensar sobre isso. talvez seja pq eu realmente esteja muito próximo de governos. mas isso é uma outra história, que não cabe nos blogs.
*
agora, pra descontrair, vi essa foto e lembrei de vc. ou melhor, daquela imagem que tenho de vc.
:o)
http://diario.iol.pt/moda-e-social/lydia-guevara-che-guevara/1070830-4061.html

Anônimo disse...

Adorei a boina dela, hehehe, linda a moça, mas não tem nada parecido comigo, nem mesmo o gosto, adoro uma churrascaria. e uma descendente de alemães mesmo com sangue português não teria um cabelo tão preto assim

Madureira disse...

Ahá, só agregando elementos: Chico Buarque, boina, Iphone 3G, carnívora, loira e brizolista. Até o final da prosa, terei uma descrição fidedigna, vc será a anônima menos anônima do Brasil.

Old Friend disse...

Mereces respeito e consideração pelo pensamento e posições tão fortes Anônima. Mas acho que exatamente por ser assim, e não ter gostado de ser julgada, não deverias julgar os outros. Quem te disse que conheço isso tudo de longe? Que nunca estive em uma periferia, que não me envolvo ou tenho parentes carentes? Isso precisa ser dito, contado por aí para me fazer melhor? Não acho. Mas, por isso mesmo, vejo gente que precisa ajuda, e segue desamparada por programas que angariam tantos votos. Julgar e se deixar levar por impressões é outro grande problema do nosso país.

Anônimo disse...

É OLD... todos nós já julgamos alguém ou algo de maneira certa ou errada, não que julgar seja certo, mas todos tivemos um '"pré conceito'" de algo ou alguém...
quanto ao bolsa escola ser um programa para angariar votos, isso é um julgamento seu ou de uma parte da comunidade que tu pertence. Todos nos tendemos a estereotipar aqueles que não pensam como a gente.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons