Lotação: 6 leitores em pé e 4 sentados


5.12.10

O Guri Gremista

publicado em 21/07/2008


Tá certo que ele quase nasceu assim, afinal de contas, filho de pai e mãe gremistas não iria torcer muito longe do pé. Porém, ele nunca conseguiu precisar o que poderia ser chamado de o "dia da escolha". Todavia há uma data que o marcou, para o resto da vida.


O ano era 1982. Na decisão do Brasileiro contra o Flamengo de Zico, teve um empate lá e outro aqui (0×0 e 1×1. ou vice-versa). Do alto dos seus 10 anos, foi de mão com seu pai nas duas partidas no Monumental, fardado e de banderinha de vinil. Foram duas partidas aqui mesmo, até hoje ele não sabe direito porque cargas d’água teve um terceiro jogo naquele ano. O fato é que ele estava lá, na decisão, roendo unhas, vendo o Grêmio começando a moer os caras. Num descuido, um contragolpe rapidinho deles e o Nunes, provavelmente causador do primeiro "filho da puta" público da carreira do piá, faz um gol no Leão, na goleira da Carlos Barbosa. Triteza, silêncio e choro. Muito choro. O que era pra ser festa se transforma em tragédia dolorida, mesmo com o esforço do pai para tranquilizar dizendo que era só futebol. Realmente era "só futebol", nada mais do que suficiente para deixar o guri desesperado. Um tempo depois ainda sai uma lambança, lá na zona do agrião do rubro-negro, e um da dupla Adílio/Andrade raqueteia a bola de dentro do gol. O que, para agravar a situação de trauma, obviamente não é visto pelo urubu do Scoufaro. 1 x 0. Já era a Taça de Ouro.

Foi assim, depois de levar o Brasileiro de 1981 no estádio do SPFW, gol antológico do Baltazar, que ele viu o Grêmio perder em casa pro Flamengo em 1982. Sequer pensou em mudar de time, coisa que guri de 10 anos poderia fazer sem muito dano à própria imagem. Ali o sofrimento, em meio às glórias, o tingiu de tricolor.

:)

2 comentários:

Alexsander disse...

Guri nascido em 1972? Um título melhor seria "O quarentão gremista"... rsrsrs

Daniel disse...

guri é um estado de espírito... :P


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons