Lotação: 6 leitores em pé e 4 sentados


11.3.04


Eh nois

Vai dar pra ouvir aquelas mensagens subliminares?

Internautas americanos encontraram uma brecha na lei que permite o armazenamento e a troca de arquivos MP3 sem correrem o risco de serem processados pela RIAA (Associação das Gravadoras Americanas). O artifício, muito astuto, consiste em inverter as músicas gravadas no computador, fazendo-as tocar de trás para frente. Como a melodia de uma música ao contrário não é nem um pouco parecida com a sua versão original, as autoridades legais não reconhecem nenhum direito autoral sobre a mesma. Assim sendo, armazenar estes arquivos no computador e os compartilhar em redes de P2P como o Kazaa e o Soulseek não pode ser considerado
uma contravenção.

No momento que desejar escutar as músicas, basta que o usuário as inverta. Ou melhor ainda: ele pode usar um plug-in que foi criado para o Winamp que já lê os arquivos na seqüência normal, mesmo que ele esteja invertido. Deste modo, a pessoa só pode ser incriminada por violação de direitos autorais caso seja pega em flagrante escutando a música que baixou na internet, e mesmo nesta improvável hipótese, ela só pagaria a multa por esta única música, já que todas as demais arquivadas em seu computador pessoal estão invertidas e tecnicamente não possuem dono.

O movimento já está ganhando força no mundo todo, inclusive no Brasil, onde o site http//3pm.zip.net se propõe a esclarecer os usuários e formar uma comunidade adepta deste novo formato. Desarmadas com tamanha engenhosidade, a única saída que as gravadoras encontraram até o momento é de efetuar novamente o registro de todo o seu acervo, só que desta vez executado ao contrário. Um trabalho colossal, que garantirá a livre troca das 3PM (como foram apelidadas as MP3 invertidas) por no mínimo mais dois anos.


aheuaheuaheuhae

=]]

Nenhum comentário:


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons