Lotação: 6 leitores em pé e 4 sentados


23.5.06


Como Comer Japonesa Bem Comida

Alguém aí por acaso sabe que não é de bom tom chafurdar, como eu, o sushi inteiro no shoyu? E que botar uma tonelada de wasabi, como eu também faço, pra turbinar o molho afú, pode ser uma ofensa ao sushiman? O elegante é molhar apenas a parte-peixe (ou afim) do sushi, deixando a parte-arroz branquinha. Permite-se até desmontar o nigiri, molhar só o peixe e deitar ele na bolinha de arroz novamente. Quanto ao wasabi, a bolinha vem ali, desafiadoramente a disposição do vivente e seus hashi. Mas, o sushiman já põe um pouco em determinadas peças, tentando, vamos dizer assim, nivelar por baixo o padrão gustativo do cliente. Então, colocar mais pode ser entendido como uma declaração que o cara não fez um bom trabalho.

E as regras para pilotagem dos hashi, aqueles "talheres" que tem perto de 5000 anos, alguém sabe?
1 - Usar como baquetas de uma bateria ou agitá-los em demasia é totalmente inapropriado.
2 - Quando for pegar alguma coisa com eles, pegue. Não fique escolhendo e cutucando o conteúdo do barquinho na sua frente. Se houver arrependimento, JAMAIS devolva. Ninguém, por mais que goste de ti, vai querer comida temperada com a tua baba.
3 - Nunca aponte os palitinhos perpendicularmente aos pratos. É outro insulto, relacionado à oferendas antigas para os mortos. Muito menos crave-os na comida.
4 - Não transferir comida com os palitinhos para outros palitinhos, pratos ou cumbucas, exceto se a pessoa for um parente próximo. Afinal, baba de família pode ser tolerada. Vire-os, para evitar caras-de-nojo e ganhar pontos na mesa.
5 - Sempre deixar seus otemotos descansando no porta-otemotos, quando eles não estiverem sendo usados.

Quanto ao não-chafurdamento, testarei o efeito. Agora, que se exploda o sushiman, ele que não se fresqueie. Ou bota mais wasabi ou vou ter que disfarçar a heresia de agora em diante. No manejo dos hashi, acho que não há maiores problemas a corrigir.

:)

Nenhum comentário:


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons