Lotação: 6 leitores em pé e 4 sentados


1.11.07


Internet banking com profilaxia

Como realizar transações financeiras pela internet em 4 lições:

Prestar atenção - Se você costuma abrir emails com cartões virtuais, fototorpedos, solicitações de recadastramento de CPF, Título de Eleitor e demais bobagens pega-trouxa que chegam na sua caixa postal, procure a agência mais próxima e desista de acessar pela internet. Caso você não tenha um antivirus atualizado instalado no micro, aproveite a ida ao banco e faça a doação desta máquina para a primeira pesoa lúcida que encontrar no caminho. Na hora de atravessar a rua, as pessoas normais olham pros lados pra ver se algum carro está vindo ou algo do gênero. Fique atento então para eventuais mudanças no site, falhas na página, erros de português, essas coisas. Olhe pra baixo, na barra do seu navegador e procure o ícone de um cadeado. Depois, dê um duplo clique nele. Se for um site seguro vai abrir uma tela com algumas informações sobre o certificado de segurança do site, que deve estar em nome do banco. Se for uma armadilha, não vai abrir tela nenhuma. E lembre-se: o seu banco JAMAIS vai perguntar todas as senhas em uma única tela, muito menos fará isso por email.

Minimizar janela - Alguns vírus simplesmente colocam um teclado por cima to teclado virtual que normalmente é exibido na página, igual ao normal. Aí o vivente navegante preenche feliz da vida e crau. Mas, quando o site é minimizado, o teclado falso continua lá, pairando no desktop.

Errar sua senha - Se for o site quente do banco, vai aparecer uma mensagem alertando para um possível vacilo teu. Se for um virus ou um site malicioso, ele vai engolir a senha errada sem reclamar, pois não tem como consultar se está certa ou não. Faça isso uma vez por acesso, sem se empolgar, senão o banco bloqueia a conta.

Não ser preguiçoso - Se não der pra fazer isso é só abrir uma conta no Banrisul. Além da instituição ter uma estrutura segura, ninguém perde tempo hackeando ou fazendo phishing pra clientes de bancos pequenos.

;)

Nenhum comentário:


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons