Lotação: 6 leitores em pé e 4 sentados


4.7.08

Nem sempre o lixo é lixo

Muita gente pergunta o que fazer com aquele micro que já não dá mais no couro. Com a queda vertiginosa dos preços de computadores, ficou muito mais fácil comprar um novo em folha do que dar a clássica injeção de morfina ao fiel companheiro moribundo. O resultado disso é que muita gente fica com sucata em casa, tentando desesperadamente passar o pepino pra frente. Se você se enquadra no perfil acima, desista. Não vale a pena perder tempo tentando negociar um bem de baixo valor comercial e alto custo de manutenção. O Valor de venda existe e até pode ser estipulado, mas duvido que algum vivente se interesse pela mercadoria. Nesse caso, muita gente apela para família ou amigos, ofertando na confiança e empurrando a tralha para o ente querido. No caso de parente, o resultado disso é a exclusão digital. Pai ou mãe, que ganham tal presente de grego acabam se decepcionando com a performance e preferindo as tradicionais fontes de informação com as quais estão familiarizados. Se for um amigo o comprador, o resultado pode ser o retorno do treco, se houver sensatez entre as partes. Caso contrário, você nunca mais vai conseguir vender nada pra esse e outros amigos, que ouvirem o insatifsfeito regurgitando aos quatro ventos que o "fulano passou um lixo digital" na brodagem.

Tem Solução? Tem. Doação. Tem muita gente que precisa de um computador e não pode comprar, se tornando assim um destino muito mais nobre que o lixo, eventual opção quando a criatura percebe que o micro já era. Sei de dois lugares para isso, o CRC e o Mensageiro da Caridade. O primeiro tem uma proposta interessante. Jovens carentes reaproveitam computadores que chegam e depois a instituição distribui as máquinas para bibliotecas ou outros lugares onde eles podem ser úteis. O segundo é o Mensageiro da Caridade, tradicional ponto de recebimento de doações desde 1960. Caso não tenha tempo de passar lá, fica ao lado da Zero Hora, eles buscam em casa mediante um simples agendamento feito por telefone.

Centro de Recondicionamento de Computadores – CESMAR
Estrada Antônio Severino, 1.493, bairro Mário Quintana, Porto Alegre, telefone: (51) 3366-3817 (ramal 213), e-mail: cesmar@maristas.org.br

Mensageiro da Caridade
Av. Ipiranga, 1155, bairro Praia de Belas, Porto Alegre, (51) 3223-2555

:|

Nenhum comentário:


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons